Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691
Comparte esta pagina
Título : | A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries |
Autor : | ALMEIDA, Eliana Gomes da Silva |
Palabras clave : | Argumentação; Contra-argumentos; Intervenção; Produção textual |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Gomes da Silva Almeida, Eliana; Leitão Santos, Selma. A escrita argumentativa: avaliação de um programa de ensino com alunos das 2ª e 4ª Séries. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Resumen : | Investigações das habilidades necessárias à produção da escrita argumentativa mostram ser o manejo da polifonia, típica deste discurso, uma das principais dificuldades das crianças. Este estudo investigou os benefícios de um programa de ensino sobre as habilidades de produzir a escrita argumentativa de crianças, das segunda e quarta séries do ensino fundamental de uma escola particular do Recife. Todo o programa foi conduzido pelas professoras de língua portuguesa. O estudo obedeceu ao paradigma típico de estudos experimentais: pré e pós testes, grupos controle e experimental. Este último foi submetido a oito sessões de 50 min cada, nas quais foram trabalhadas as principais dificuldades, tipicamente observadas em cada série, tal como referem estudos anteriores. A análise dos resultados nos mostrou que, sobretudo na segunda série, o grupo experimental foi beneficiado pelo programa de ensino. Os ganhos alcançados pelas crianças da segunda série trazem implicações psicológicas e pedagógicas importantes. Quanto às implicações psicológicas, temos que as dificuldades enfrentadas pelos jovens escritores são passíveis de superação, já na segunda série, momento normalmente visto como descrédito até então. Quanto às implicações pedagógicas, os resultados mostram ser possível a implementação de um ensino sistemático do discurso argumentativo muito antes (crianças de 7-8 anos) do que habitualmente se observa nas escolas |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8691 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eliana Gomes da Silva Almeida.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons